Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2000 - 19h02

ONU critica Haiti por irregularidade em eleições

Publicidade

da Reuters
nas Nações Unidas

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, criticou as eleições no Haiti, afirmando que as autoridades deveriam ter resolvido as irregularidades do primeiro turno antes de prosseguir com o segundo turno, que aconteceu no domingo (9).

A oposição afirma que a contagem de votos das eleições nacionais de 21 de maio foi fraudada para assegurar a vitória ao partido da família Lavalas, favorito para vencer a eleição presidencial em novembro.

O Haiti ignorou os pedidos internacionais por uma recontagem da eleição de 21 de maio e realizou a votação para o Parlamento no último domingo.

"O povo haitiano demonstrou seu compromisso com o processo democrático ao participar em número recorde da eleição de 21 de maio", disse Annan, por meio de um pronunciamento lido pela sua porta-voz, Marie Okabe.
"Esse compromisso vem sendo testado pelo que ocorreu depois", disse ele.

Na última quinta-feira, o Conselho de Segurança da ONU havia pedido às autoridades do Haiti que investigassem as denúncias de irregularidades.

O presidente do conselho eleitoral fugiu para os EUA dizendo que temia por sua vida por ter se recusado a assumir os resultados fraudados.

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página