Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2008 - 01h38

Restos de vítimas de paramilitares e das Farc são exumados na Colômbia

Publicidade

da Efe, em Bogotá

Os corpos de seis vítimas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e de três mortos pelos esquadrões paramilitares de extrema-direita foram exumados esta semana, informaram nesta sexta-feira (18) fontes oficiais.

Os restos das seis vítimas das Farc foram recuperados esta semana nas zonas rurais de Guayaquil e Rancho Largo do município de Argelia (Antioquia, cerca de 450 quilômetros ao norte de Bogotá), informou a Procuradoria-Geral em comunicado.

O organismo indicou que, segundo as investigações, as seis pessoas foram assassinadas pela frente número 47 das Farc, liderada pela guerrilheira conhecida como Karina.

Segundo os legistas, os corpos recuperados são de três adultos e três menores de idade que foram assassinados há 5 ou 7 anos.

Outros três corpos de pessoas mortas por paramilitares das Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC) foram exumados esta semana no município de San Cristóbal, nas cercanias de Medellín (capital de Antioquia).

As AUC participaram de conversas de paz com o Governo entre 2003 e 2006 e dentro desse processo desmobilizaram mais de 31.000 combatentes.

Um dos ex-chefes dessa organização, Diego Fernando Murillo Bejarano, conhecido como "Adolfo Paz" ou "Don Berna", confessou no dia 26 de novembro que existem valas comuns com restos de mais de 500 vítimas dos paramilitares em Antioquia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página