Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2002 - 14h51

Prefeito de Roma se impressiona com favelas do Brasil

Publicidade

da France Presse, em Roma

O prefeito de Roma, Walter Veltroni, ex-dirigente do maior partido de esquerda italiano, Democráticos de Esquerda, admite em um artigo que ficou impressionado após ter visitado uma favela de Porto Alegre, no Brasil.

Em uma coluna, publicada hoje na primeira página do jornal "Il Messaggero", o prefeito de Roma, jornalista e crítico de cinema, admitiu o mal-estar que sentiu ao ver tantas crianças, como Franciele, da favela da Vila Farrapos, uma menina cheia de picadas de mosquitos, que sonha viver na Itália.

A miséria, as péssimas condições de vida, a violência que gera mais violência e insegurança, e a sensação de que o problema aumenta, atingindo não apenas os 300 mil favelados de Porto Alegre, mas também todos os pobres do mundo, sacudiu a consciência do líder esquerdista.

O prefeito visitou o Brasil para participar da segunda edição do Fórum Mundial Social de Porto Alegre, que será realizado de 31 de janeiro a 5 de fevereiro.

Aproximadamente 60 mil pessoas de 130 países, incluindo os representantes de cerca de 5.000 (organizações não-governamentais (ONGs), participarão nos trabalhos.

A delegação italiana, entre as mais numerosas, será encabeçada pelo líder do partido Refundação Comunista, Fausto Bertinotti e vários prefeitos e responsáveis de regiões italianas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página