Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2008 - 21h42

Shimon Peres pede por plebiscito em acordo de paz com palestinos

Publicidade

da Folha Online

O presidente de Israel, Shimon Peres, afirmou neste domingo que qualquer acordo de paz com os palestinos deve ser posto em votação, através de um plebiscito ou mesmo por eleições. Israelenses e palestinos retomaram negociações de paz depois de um hiato de sete anos.

Tanto Israel quanto os palestinos concordam em tentar um acordo sobre um Estado palestino antes que o presidente dos EUA, George W. Bush, deixe o governo americano.

"Eu proponho um plebiscito ou eleições, mas isto deve ser o final das negociações", afirmou Peres para a agência Reuters.

Na semana passada, Bush visitou vários países do Oriente Médio, entre eles Israel, com o objetivo de impulsionar as negociações para a paz na região, depois da conferência internacional de Annapolis, em novembro passado.

Olmert

No final do ano passado, o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, afirmou que Israel não tocará na questão das mudanças na Cisjordânia enquanto o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, não tomar medidas contra os terroristas.

No mesmo mês, um representante do grupo radical islâmico Hamas afirmou há diálogo com outras facções palestinas para declarar uma trégua incondicional a Israel, segundo o jornal árabe baseado em Londres "Asharq Al Awsat".

Com Reuters e Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página