Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2002 - 15h13

Slobodan Milosevic terá um único julgamento

Publicidade

da France Presse, em Haia (Holanda)

O Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, decidiu que o ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic terá um único julgamento, e não dois diferentes, e que o processo terá início no próximo dia 12, como estava previsto, anunciou hoje o porta-voz do TPI.

"A união dos dois julgamentos foi decidida pela sala de apelação. O processo começará, sem dúvida, em 12 de fevereiro, informou Christian Chartier.

Mês passado, a sala de primeira instância, que julgará Milosevic, havia decidido pela realização de dois processos: um sobre os acontecimentos em Kosovo, que deveria começar dia 12, e outro sobre os incidentes ocorridos na Croácia e na Bósnia, que teria início após encerrado o primero.

Reuters - 20.set.2000

Slobodan Milosevic, ex-presidente da Iugoslávia
A promotora do TPI, Carla del Ponte, recorreu dessa decisão, considerando que a divisão do pleito, cujas motivações políticas e ideológicas formam um todo coerente, traria um "dano irreparável à acusação, principalmente porque algumas testemunhas-chave não poderiam comparecer duas vezes, por motivo de segurança.

A sala de apelação, presidida pelo juiz francês Claude Jorda, deu razão à promotora. "É muito importante para as vítimas ter apenas um julgamento, de modo que todos os fatos sejam ouvidos em um mesmo processo judicial e se faça justiça no mesmo momento", disse del Ponte, através de um porta-voz.

Milosevic está sendo acusado de crimes de guerra e contra a humanidade durante os conflitos em Kosovo, Croácia e Bósnia. Neste último, o ex-presidente também deverá responder por genocídio, a acusação mais grave dentro do TPI.

Leia mais no especial Iugoslávia

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade