Especialistas em segurança nacional criticam legado de Bush no Iraque
da Efe, em Washington
A guerra do Iraque fortaleceu a rede terrorista Al Qaeda e teve impacto negativo no combate ao terrorismo, na economia e na política externa dos Estados Unidos, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira pela Rede de Segurança Nacional (NSN), grupo de estudos dedicado a "desenvolver soluções em segurança nacional".
A análise da NSN foi divulgada quatro dias antes de o presidente dos EUA, George W. Bush, pronunciar o último discurso de seu atual mandato sobre o "Estado da União" ao Congresso. Na ocasião, o líder tentará destacar seu legado na luta contra o terrorismo.
O relatório da NSN foi elaborado por um grupo de especialistas em matéria de segurança nacional com afinidade ao Partido Democrata e se baseia tanto em dados oficiais como em notícias de jornais para detalhar o que considera um fracasso da política de Bush no Iraque.
Entre outras queixas, o relatório assinala que o conflito no país árabe, onde já morreram mais de 3.900 soldados americanos, custou aos cofres públicos dos EUA mais de US$ 1 trilhão (cerca de R$ 1,81 trilhão), sem uma melhora previsível na situação vivida pelos iraquianos.
O grupo de especialistas também assegura que o conflito no Iraque deixou os EUA "sem uma bússola estratégica" em lugares como Afeganistão, Paquistão, a América Latina e a África.
O relatório da NSN resume os desafios enfrentados pelo governo Bush na arena internacional, mas não faz recomendações sobre como resolvê-los.
Leia Mais
- Sobe para 14 o número de mortos em explosão de prédio no Iraque
- Ataque em prédio residencial deixa ao menos sete mortos no Iraque
- Estudo revela que guerra do Iraque se baseou em declarações falsas
Especial

