Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2002 - 09h38

Irã enviou 8.000 mísseis ao Hizbollah, diz diplomata israelense

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

O Irã entregou ao Hizbollah (grupo extremista islâmico libanês que recebe apoio sírio e iraniano) 8.000 mísseis de longo alcance katiucha, afirmou o chefe da diplomacia israelense, Shimon Peres, em entrevista publicada hoje pelo jornal britânico "Herald Tribune".

"Esses mísseis de alcance entre 20 km e 70 km foram entregues no último semestre e constituem uma ameaça direta para Israel", declarou Peres. "Se o Hizbollah acha que pode disparar esses mísseis contra Israel a partir do Líbano, então temos de advertir ao Líbano que Israel não vai aceitar isso."

Reuters - 15.jul.2001
Shimon Peres, ministro das Relações Exteriores de Israel
Baseando-se em fontes dos serviços de inteligência, Peres disse ainda que o Irã recebeu um míssil americano antigo do tipo Shihab-3, de um alcance de 1.200 km, e agora tenta produzir um míssil balístico de um alcance de 10 mil km, que poderá ameaçar a América do Norte.

Segundo o "Herald Tribune", que cita diplomatas que pediram para não ser identificados, Peres prestou essas informações durante uma reunião com o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell.

Questionado sobre a possibilidade de um cessar-fogo entre israelenses e palestinos, Peres disse que o acordo de paz está "entre três e quatro em uma escala de dez".

Peres, entretanto, criticou indiretamente as recentes declarações do primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, que afirmou que havia se arrependido por não ter "liquidado" o presidente da Autoridade Palestina, Iasser Arafat, em Beirute, em 1982.

Leia mais no especial Oriente Médio
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade