Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2008 - 21h31

Morre aos 80 anos George Habash, histórico rival de Arafat

Publicidade

da EFE, no Cairo

O fundador da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), George Habash, 80, morreu na tarde deste sábado na capital da Jordânia, como informou a rede de televisão Al Jazira.

A rede, que cita como fonte da informação Leila Khaled, outra dos dirigentes da FPLP, afirma que Habash sofreu um ataque cardíaco e morreu quase imediatamente. Dezenas de seguidores de Habash lotaram as imediações do hospital onde o líder estava internado há cinco dias.

Habash, que teve um câncer diagnosticado há vários anos, tinha deixado a liderança da FPLP em 2000, mas o grupo manteve sempre o caráter com que foi criado: esquerdista, laico e oposto à paz com Israel.

O presidente palestino, Mahmud Abbas, declarou três dias de luto.

Movimento Nacionalista Árabe

Habash nasceu em uma rica família cristã palestina e tornou-se conhecido no Movimento Nacionalista Árabe, em 1952. A partir da criação da FLPL, em 1968, dedicou-se integralmente ao grupo que apóia a luta armada contra a ocupação israelita e pretende a proclamação de um Estado palestino.

A FLPL tornou-se famosa pelos espetaculares assaltos e seqüestros de aviões na década de 70, quando a linha laica e socialista era muito popular entre os palestinos.

Embora seu grupo estivesse dentro da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), George Habash sempre foi visto como um rival de Yasser Arafat, mas nunca conseguiu a popularidade deste último.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página