Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2008 - 13h09

Sobe para 64 o número de mortos dos ataques no Iraque

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

Ao menos 64 pessoas morreram e 107 ficaram feridas nesta sexta-feira devido a duas explosões em mercados de animais de Bagdá.

Foi o pior atentado na capital do Iraque desde 18 de abril de 2007, quando um carro-bomba explodiu matando 116 pessoas.

Na primeira ação, uma mulher suicida se explodiu no mercado de animais de Ghazil, no centro de Bagdá, provocando a morte de 46 pessoas ao menos e deixando 82 feridas, de acordo com a polícia.

A mulher detonou explosivos que estavam escondidos sob um roupão preto.

Depois de 20 minutos da primeira explosão, uma outra bomba atingiu um mercado de pássaros na região sudeste de Bagdá. Ao menos 18 pessoas morreram e 25 ficaram feridas.

O mercado de animais de estimação tinha ressurgido recentemente como centro de compras, com a melhora recente da segurança em Bagdá.

O ano de 2008 havia começado com sinais de diminuição da violência no Iraque. Em janeiro, segundo um balanço do governo do país, 541 iraquianos foram assassinados, o número mais baixo dos útilmos 23 meses.

A polícia inicialmente pensou que a bomba estava escondida em uma caixa de pássaros, mas depois confirmou o ataque suicida ao encontrar a cabeça da mulher.

Mulheres-bombas têm cometido cada vez mais ataques no Iraque, e acredita-se que elas trabalham para a Al Qaeda no Iraque.

Com Associated Press e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página