Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2002 - 19h52

Taleban americano será julgado em agosto

Publicidade

da Reuters, em Alexandria (Estados Unidos)

O julgamento do norte-americano John Walker Lindh, que lutou com o Taleban no Afeganistão, será realizado no dia 26 de agosto, determinou hoje o juiz que cuida do caso, rejeitando um pedido para que esperasse até depois do primeiro aniversário dos ataques de 11 de setembro.

O juiz T.S. Ellis rejeitou o argumento da defesa de que seria injusto Lindh começar a ser julgado tão perto do primeiro aniversário dos ataques que mataram cerca de 3.000 pessoas.

"Haverá um tratamento especial para garantir que qualquer jurado que for selecionado não tenha opinião formada sobre esse caso", disse Ellis.

Lindh, 21, não falou durante o interrogatório e sorriu muito para seus pais. Ele enfrenta dez acusações, mas alegou inocência em todas elas, incluindo uma de que teria conspirado para matar norte-americanos fora do país.

Lindh, que se converteu ao islamismo quando ainda era um adolescente, foi preso no final de novembro do ano passado pelas forças dos Estados Unidos enviadas ao Afeganistão depois dos atentados de 11 de setembro.

A promotoria estima que o julgamento deva durar cerca de duas semanas. O advogado de defesa de Lindh, George Harris, disse que isso significa que a defesa fará sua apresentação bem perto do dia 11 de setembro.

Harris salientou que não há nenhuma conexão entre os atentados e o seu cliente, mas disse que há tentativas de fazer essa ligação. "Para nós, estar no tribunal nessa data será prejudicial para a defesa", disse.

O juiz Ellis disse que pode mudar de idéia até o dia 26 de agosto.

Leia mais terrorismo nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página