Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/02/2008 - 02h37

Primeiras tropas da Austrália chegam ao Timor Leste após atentados

Publicidade

da Folha Online

As primeiras tropas de reforço australianas começaram a chegar hoje a Timor Leste para garantir a segurança após os atentados desta segunda-feira (horário local) contra o presidente, José Ramos-Horta, e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

Desembarcaram no porto de Dili 120 soldados e 70 policiais que viajaram a bordo da fragata HMAS Perth, cuja tripulação de aproximadamente 170 membros também se unirá aos quase 900 efetivos australianos já posicionados no país, informou a rádio ABC.

Outra embarcação está a caminho para levar mais forças da Austrália a Timor, onde hoje reina a calma depois da declaração de 48 horas de estado de emergência e da forte chuva.

No entanto, a população local teme uma reação violenta dos seguidores de Alfredo Reinado, o comandante rebelde que morreu no ataque contra Ramos-Horta.

O presidente de Timor Leste, prêmio Nobel da Paz em 1996, será operado pela terceira vez nas próximas 24 horas em um hospital na Austrália. Ele foi baleado em um atentado em sua casa em Dili nesta segunda-feira.

Um disparo afetou seu pulmão direito, e o presidente está em coma induzido, respirando através de aparelhos.

O primeiro-ministro australiano, Kevin Rudd, anunciou nesta segunda-feira que visitará Timor Leste antes do fim desta semana.

Austrália e Nova Zelândia lideram junto com as Nações Unidas as forças internacionais de paz no país, estabelecidas após a onda de violência de meados de 2006 instigada pelo próprio Reinado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página