Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2002 - 08h07

Explosão de carro deixa ao menos dois feridos no País Basco

Publicidade

da France Presse, em Bilbao (Espanha)

Um atentado com explosivos em Sestao, no País Basco (Espanha), deixou hoje de manhã um dirigente da Juventude Socialista gravemente ferido e seu acompanhante com ferimentos leves, segundo a polícia regional basca.

O líder dos socialistas bascos, Ramón Jáuregui, classificou o atentado de "agressão terrorista perfeitamente calculada contra um de nossos representantes", Eduardo Madina Munhoz, em declarações à rádio nacional espanhola.

A explosão da bomba, que foi colocada debaixo do veículo, ocorreu às 5h20 (horário de Brasília) nas imediações de um supermercado e de um posto de gasolina em um estrada da Província basca de Vizcaya.

Eduardo Madina Muñoz, 30, ficou gravemente ferido nas pernas e foi levado ao hospital Cruzes de Bilbao, próximo ao local do atentado. A pessoa que o acompanhava, que não foi indentificada, sofreu ferimentos leves, segundo os serviços de socorro. Ambos estavam no carro que explodiu.

Nos últimos anos, os membros do Partido Socialista basco têm sido alvo em várias ocasiões de atentados da organização separatista basca ETA.

O atentado de hoje acontece quando membros do Partido Popular (PP, no poder) e do Partido Socialista Trabalhista Espanhol (PSOE, oposição) devem se reunir em Madri para analisar uma série de medidas preparadas pelo governo para lutar com mais eficácia contra o terrorismo.

A última ação terrorista atribuída ao ETA aconteceu em 12 de janeiro, quando um carro bomba explodiu em um bairro comercial do centro de Bilbao, em pleno período de liquidações, deixando duas pessoas levemente feridas e grandes danos materiais.

O último atentado da organização separatista que resultou em morte foi em 23 de novembro, quando dois policiais bascos foram mortos a balas em Beasaín.

Leia mais no especial Espanha - País Basco
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página