Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/02/2002 - 02h17

Maioria dos habitantes de países muçulmanos é hostil aos EUA

Publicidade

da France Presse, em Washington

A maioria dos habitantes dos países muçulmanos tem opinião desfavorável sobre os Estados Unidos. Segundo a população muçulmana destas nações, os norte-americanos são arrogantes e brutos. É o que revela uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela rede de TV CNN.

A sondagem foi realizada pelo instituto Gallup nos meses de dezembro e janeiro entre 9.924 habitantes do Paquistão, Irã, Indonésia, Turquia, Líbano, Marrocos, Juwait, Jordânia e Arábia Saudita.

Dentre os entrevistados, 53% têm opinião desfavorável sobre os EUA, contra 22% com opinião favorável.

O percentual mais favorável aos EUA foi obtido no Líbano e na Turquia, com respectivamente 41% e 40% das opiniões dos habitantes, contra apenas 5% no Paquistão.

O presidente George W. Bush conta com uma opinião desfavorável entre 58% dos entrevistados, contra 11% de opinião favorável.

Sobre os ataques de 11 de setembro, a pesquisa divulgada pela CNN revela que 67% dos ouvidos concordam que eles são moralmente injustificados, e 15% discordam dessa opinião.

A pesquisa descobriu ainda que 61% dos entrevistados acreditam que os grupos árabes não são a origem dos ataques contra os EUA. Já 77% consideram como injustificável a ação militar norte-americana no Afeganistão, contra 9% dos favoráveis.

A pesquisa tem margem de erro de 4%, para mais ou para menos, nas respostas por nação.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página