Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2008 - 20h11

Veja cronologia dos maiores ataques em Israel nos últimos três anos

Publicidade

da Reuters

Um palestino abriu fogo em uma escola religiosa judaica em Jerusalém nesta quinta-feira, matando ao menos oito pessoas no ataque mais mortal em Israel nos últimos dois anos, segundo a polícia.

Veja a seguir a cronologia dos principais atentados em Israel nos últimos três anos. O número de mortos não inclui os autores dos atentados.

2005

25 de fevereiro - Homem-bomba mata cinco israelenses e fere outros 50 do lado de fora do clube noturno Stage em Tel Aviv. A Jihad Islâmica assume a autoria.

12 de julho - Um palestino detona os explosivos que levava consigo em um shopping center de Netanya, matando cinco e ferindo ao menos 30. A jihad Islâmica assume a autoria.

28 de agosto - Homem-bomba fere ao menos 40 na entrada da rodoviária central de Beersheba.

26 de outubro - Um palestino detona os explosivos que levava consigo no principal mercado de Hadera. Seis pessoas morrem e mais de 30 ficam feridas.

5 de dezembro - Homem-bomba mata cinco e fere ao menos 40 no shopping center Sharon, em Netanya. As Brigadas de Jerusalém da Jihad Islâmica assumem a autoria.

29 de dezembro - Um soldado israelense e dois palestinos morrem em atentado suicida na cidade ocupada de Tulkarm, na Cisjordânia. A Jihad Islâmica assume a responsabilidade.

2006

19 de janeiro - Um homem-bomba palestino fere 30 em uma lanchonete perto da estação central de ônibus de Tel Aviv. A Jihad Islâmica assume a autoria.

30 de março - Um palestino detona os explosivos que levava consigo matando quatro israelenses perto do assentamento de Kedumim, na Cisjordânia. As Brigadas dos Mártires de Al Aqsa assumiram a autoria.

17 de abril - Um homem-bomba palestino mata onze pessoas e fere outras 60 em lanchonete próxima à antiga rodoviária central de Tel Aviv. Tanto a Jihad Islâmica quanto as Brigadas dos Mártires de Al Aqsa reivindicam a autoria.

2007

29 de janeiro - Homem-bomba mata três em padaria em Eilat, no extremo norte do mar Morto. Três grupos --Jihad Islâmica, Brigadas dos Mártires de Al Aqsa e o até então desconhecido Exército dos Fiéis-- reivindicam a autoria.

2008

4 de fevereiro - Homem-bomba mata ma mulher em Dimona, sul de Israel. Outra segunda explosão é evitada pois a polícia matou um segundo homem-bomba. No dia seguinte, o braço armado do Hamas assume a autoria, primeiro ataque reivindicado pelo grupo desde 2004.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página