Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2008 - 03h01

Venezuela vai trocar seu embaixador na Colômbia

Publicidade

da Efe, em Bogotá

O governo do presidente Hugo Chávez disse nesta segunda-feira que enviará um novo embaixador para a Colômbia, ao mesmo tempo em que anunciou que continuará trabalhando pela troca humanitária e pela paz na Colômbia.

O anúncio foi feito pelo chanceler Nicolás Maduro que explicou que o nome do diplomata será divulgado assim que o presidente Hugo Chávez analisar uma série de nomes, entre os quais há mulheres.

Horas antes, o governo da Venezuela anunciou formalmente o restabelecimento das relações bilaterais com a Colômbia, depois que os presidentes Chávez e Álvaro Uribe, apararam as asperezas na Cúpula do Rio, reunida em Santo Domingo, na República Dominicana, na semana passada.

"Reitero que a Venezuela continuará buscando o acordo humanitário e insisto em que a paz da Colômbia é importante para consolidar a integração de nossa região sul-americana", disse Maduro.

Após um ataque militar colombiano a uma base das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em território Equatoriano, no dia 1º de março --que matou o porta-voz internacional da guerrilha, Raúl Reyes--, Quito rompeu suas relações diplomáticas com Bogotá, postura seguida por Caracas e Manágua.

Neste sábado (9), na Cúpula do Grupo do Rio em Santo Domingo (República Dominicana), o conflito foi resolvido com o pedido de desculpas de Uribe, que assegurou que nunca acontecerá um ataque semelhante fora de seu país. A paz foi selada com um aperto de mãos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página