Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2002 - 18h50

Economista italiano vai dirigir organização da ONU contra drogas

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, nomeou hoje um economista italiano Antonio Maria Costa para dirigir o escritório das Nações Unidas para o Controle das Drogas e a Prevenção do Crime.

Costa, 61, substitui o também italiano Pino Arlacchi, que pediu a não-renovação de seu mandato de quatro anos, repleto de "numerosos casos de irregularidades de gestão e desvio de fundos", de acordo com uma investigação interna da ONU.

Costa foi, desde 1994, secretário-geral do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento. Também ocupou cargos de confiança na Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento da União Européia.

Arlacchi, 51, ex-senador e líder da luta contra a máfia na Itália, foi nomeado em 1997 como chefe do escritório, com sede em Viena.

Ele foi acusado de má gestão, fraude e má condução de um controverso projeto que volta ao mundo em um veleiro. O escritório dos serviços de controle interno, escarregado da investigação, revelou que em 1999 e 2000 havia sido gastos cerca de US$ 76 mil em um projeto destinado a sensibilizar os jovens ante o perigo das drogas, mas que nunca foi posto em prática.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página