Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2002 - 08h14

Dick Cheney chega ao Iêmen para discutir Iraque e questão palestina

Publicidade

da France Presse, em Sanaa (Iêmen)

O vice-presidente americano, Dick Cheney, chegou hoje ao Iêmen, terceira etapa de sua viagem pelo Oriente Médio.

Cheney chegou proveniente do Egito e em Sanaa deve entrevistar-se com o presidente Ali Abdallah Saleh.

Reuters - 16.set.2001
Dick Cheney, vice-presidente dos EUA
Ontem, Cheney se reuniu com o presidente egípcio, Hosni Mubarak. Durante sua viagem, Cheney deve visitar 11 países do Oriente Médio [Iêmen, Kuait, Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein, Qatar, Turquia, Omã, Jordânia e Israel].

A viagem de Cheney tinha como objetivo inicial "apertar o cerco" ao Iraque e discutir ações globais de combate ao terrorismo, mas a crise israelense-palestina será agora um dos principais tópicos em discussão.

Alguns diplomatas de países do Oriente Médio disseram que a decisão do presidente George W. Bush de enviar o seu principal mediador do Oriente Médio, general Anthony Zinni, a Israel se deve em parte para tentar evitar que Cheney "tenha que gastar todo o seu tempo sobre a recusa dos EUA de intervir".

A decisão de enviar o vice-presidente aos países árabes demonstra a importância que Washington está dando à necessidade de reforçar a sua aliança para possíveis ações contra Bagdá. Eles também chamaram a atenção para o fato de Cheney ter visitado a Arábia Saudita e outros países do golfo, em 1990, para convencê-los a aceitar a presença de centenas de milhares de tropas norte-americanas em seus território como ajuda para expulsar o Iraque do Kuait. Na época, Cheney ocupava o cargo de secretário da Defesa do país, que era presidido pelo pai do atual presidente dos EUA, George Bush (1989-1993).

Na época, Cheney estabeleceu "excelentes" relações pessoais com muitos dos dirigentes árabes, que foram reforçadas quando o atual vice-presidente deixou o governo para se dedicar, na atividade privada, ao negócio do petróleo.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Oriente Médio




 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página