Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2007 - 00h00

Ataque suicida com caminhão-bomba mata 13 no norte do Iraque

Publicidade

da Folha Online

A explosão de um caminhão-bomba cujo alvo aparente era uma delegacia de polícia matou ao menos 13 pessoas na cidade de Kirkuk no norte do Iraque, nesta segunda-feira, e feriu outras dezenas --entre elas, muitas crianças, segundo informações da polícia.

O suicida atirou o veículo contra barreiras de concreto que protegiam a parte de trás da delegacia às 11h30 (4h30 de Brasília), detonando os explosivos que estavam no caminhão.

Cerca de 20 crianças que estavam a caminho de casa após sair da escola estão entre os 13 mortos e 137 feridos na ação, segundo a polícia. Não ficou claro quantas crianças morreram.

Khalil Al A Nei/Efe
Homem socorre menina após explosão que matou 13 em Kirkuk
Homem socorre menina após explosão que matou 13 em Kirkuk

A força da explosão destruiu quatro edifícios na área --entre eles, um prédio da prefeitura.

Os hospitais da região ficaram lotados após o ataque. Muitas crianças foram socorridas.

Shireen Kareem, 32, relatou que seus filhos estavam dentro da escola e não foram feridos.

"Foi horrível e assustador", afirmou. "Eu corri para a escola, eles tiveram sorte de estarem dentro do prédio quando a explosão ocorreu".

Enquanto Bagdá vive queda na violência devido às tropas extras dos EUA enviadas à capital, em outras regiões do Iraque --como Kirkuk-- foram intensificados os ataques rebeldes.

Mais de 600 iraquianos morreram devido à violência sectária desde 25 de março em uma série de atentados suicidas. Entre eles estão 152 pessoas mortas em uma ação suicida em Tal Afar --o mais mortífero ataque desde o início do conflito, há quatro anos.

Em uma aparente represália, 45 sunitas foram mortos em um ataque a tiros no dia seguinte ao ataque.

Outros ataques

A explosão de um carro estacionado em uma garagem próxima da agência nacional de registro de propriedades, a oeste de Bagdá, matou três pessoas e feriu dez, segundo a polícia. Cinco carros e alguns prédios da região ficaram danificados.

Também em Bagdá, um suicida atirou seu veículo contra um posto de controle da polícia no bastião insurgente de Dora (sul), matando quatro pessoas --entre elas, dois policiais.

Uma bomba deixada na beira de uma estrada matou quatro civis e feriu outros 20 na cidade xiita de Khalis, ao norte de Bagdá, na Província de Diyala.

Uma segunda bomba atingiu um comboio do Exército do Iraque, matando um soldado e ferindo outros sete em Qazaniyah, ao nordeste de Bagdá, perto da fronteira com o Irã.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página