Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2007 - 00h00

Número de mortos no Iraque sobe para ao menos 77 pessoas

Publicidade

da Folha Online

O número de mortos em diversos ataques nesta terça-feira no Iraque subiu para ao menos 77 pessoas, segundo informações da polícia. No pior ataque de hoje, dois caminhões-bomba explodiram em mercados em Tal Afar (norte do Iraque) e deixaram ao menos 50 pessoas mortas.

O número de mortos, no entanto, pode ser ainda maior: segundo a agência de notícias Associated Press, os ataques em Tal Afar deixaram ao menos 66 mortos e mais de cem feridos.

Asaad Mouhsin/AP
Caminhão pega fogo em Bagdá; atentados mataram ao menos 57 pessoas em todo o país
Caminhão pega fogo em Bagdá; atentados mataram ao menos 57 pessoas em todo o país

Em outro ataque suicida, um carro-bomba sacudiu a região da cidade de Ramadi nesta terça-feira, matando ao menos dez pessoas.

O ataque com os caminhões-bomba em Tal Afar --o segundo em quatro dias--- ocorreram em mercados populares no norte e no centro da cidade, que fica localizada 420 km ao noroeste de Bagdá.

No sábado (24), um homem trajando um cinto de explosivos se explodiu em uma loja na região central da cidade, em uma região de maioria xiita, matando dez pessoas e ferindo três.

Segurança

Tal Afar, cerca de 150 km ao leste da fronteira com a Síria, sofre com freqüentes ataques insurgentes, apesar de uma declaração divulgada pelo presidente americano, George W. Bush, que afirmou que a cidade iraquiana estaria avançando na segurança.

Entre os principais ataques na cidade estão um ataque suicida ocorrido em 7 de outubro de 2006, que teve como alvo um posto de controle da polícia e matou 14 pessoas. Outro atentado suicida em 18 de setembro do ano passado matou 20 pessoas e feriu outras 17.

Tal Afar era um bastião xiita até que os EUA e as forças iraquianas expulsou os rebeldes em uma operação em setembro de 2006, construindo barreiras para limitar o acesso à cidade.

O carro-bomba que explodiu em Ramadi atingiu um distrito do norte da capital da Província, matando mais dez pessoas.

Outra ação suicida atingiu uma patrulha em Baquba, 60 km ao nordeste de Bagdá, matando dois policiais e ferindo outras quatro pessoas, segundo a polícia.

Outros ataques

Ao menos 17 pessoas --incluindo crianças e mulheres-- morreram nesta terça-feira em diversos ataques no Iraque, anunciaram fontes do governo de Bagdá.

Quatro civis --duas crianças e uma mulher-- morreram e outros 14 ficaram feridos quando dois morteiros caíram sobre suas casas no bairro de Abu Chir, na zona sudoeste de Bagdá.

Um policial morreu e dois ficaram feridos na explosão de uma bomba de fabricação caseira na passagem de uma viatura pela zona sudoeste de Bagdá.

Outro agente foi assassinado por homens armados no centro da capital, e um soldado morreu ao ser atingido pelos tiros efetuados por um franco-atirador na mesma área.

Quatro pessoas que acompanhavam um cortejo fúnebre de um sunita morto na segunda-feira em um ataque em Iskanderiyah, 60 km ao sul de Bagdá, morreram em uma emboscada.

Em Mossul, 250 km ao norte de Bagdá --a terceira maior cidade do Iraque-- dois policiais e dois civis foram assassinados por homens armados em três ataques distintos, anunciou o comandante de polícia Mohammed Ahmed.

Também hoje, duas freiras cristãs, de 71 e 80 anos, foram mortas dentro de casa em Kirkuk (250 km ao norte de Bagdá) por homens armados, informou a polícia. O assassinato das freiras, que eram irmãs, ocorreu na madrugada de hoje e chocou a comunidade cristã iraquiana.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página