Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/03/2002 - 13h29

Vice-presidente iraquiano visita o Sudão em viagem anti-EUA

Publicidade

da EFE, no Cairo

O vice-presidente iraquiano, Taha Yasin Ramadã, chegou hoje a Cartum [capital do Susão], dentro da ofensiva diplomática organizada por Bagdá para convencer os países árabes a rejeitar o pedido de apoio de Washington sobre uma possível ação militar contra o Iraque.

A agência oficial de notícias do Sudão, "Suna", afirmou que Ramadã se reunirá com o presidente do país, Omar Hasan Bachir, e outros altos cargos de seu governo, antes de seguir viagem para o Iêmen.

Deste modo, Ramadã se une ao vice-presidente do Conselho do Comando da Revolução iraquiana, Izat Ibrahim, e ao vice-primeiro ministro, Tarek Aziz, que já se encontravam em viagem por diversos países da Liga Árabe para obter seu apoio, em vista da Cúpula Árabe de Beirute do fim deste mês.

Antes de partir, no aeroporto de Bagdá, Ramadã disse que o propósito de sua viagem é "apoiar a Intifada [levante palestino contra a ocupação israelens] e resistir às ameaças de agressão [dos EUA] ao Iraque".

"Minha viagem pretende conseguir uma postura unificada dos árabes solidária com o Iraque, o que fortaleceria a nação árabe frente às atuais ameaças e criaria um ambiente mais propício para a reunião da Cúpula Árabe em Beirute este mês", afirmou Ramadã.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página