Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2002 - 09h14

EUA e Reino Unido tentam acabar com cultivo de papoula no Afeganistão

Publicidade

da France Presse, em Londres

Os governos do Reino Unido e dos Estados Unidos iniciaram uma "operação secreta" para destruir as plantações de papoula no Afeganistão para reduzir a quantidade de heroína que chega à Europa e Estados Unidos, afirma a edição de hoje do jornal britânico "The Sunday Mirror".

Os dois países estão trabalhando com as autoridades afegãs para destruir os campos de papoula, de onde se extrai o ópio que serve de matéria-prima para 90% da heroína vendida no Reino Unido, de acordo com o jornal.

Segundo o "Sunday Mirror", a operação pretende estimular os agricultores a mudar suas plantações. "Caso se neguem a cooperar, equipes especiais podem intervir e destruir os campos de papoula com ajuda de aviões."

O jornal diz que cada agricultor afegão fatura cerca de &euro 5.000 por ano com o plantio da papoula, um lucro seis vezes maior do que o obtido com o trigo.

Por ano chegam ao Reino Unido cerca de 28 toneladas de ópio, onde a taxa anual de mortos por overdose de heroína, na última década, gira em torno de 200 a 1.000, segundo o "Sunday Mirror".

Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página