Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/03/2002 - 14h41

Milosevic se nega a receber juiz e procurador sérvios

Publicidade

da EFE, em Belgrado

O ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic, preso em Haia (Holanda), se negou ontem a receber um procurador e um juiz de instrução sérvios que o investigam na acusação de abuso de poder, disseram hoje meios de comunicação sérvios.

O procurador do distrito de Belgrado, Rade Terzic, confirmou à agência sérvia "Beta" que Milosevic se negou a recebê-lo e o juiz de instrução do tribunal do distrito de Belgrado, Dragan Cavlina.

Milosevic está preso desde junho de 2001 na unidade penitenciária de Scheveningen, do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia, em Haia, que desde o último dia 12 de fevereiro o julga por crimes de guerra cometidos em Kosovo, na Bósnia e na Croácia.

Antes de ser extraditado para Haia, Milosevic esteve três meses em prisão preventiva em Belgrado por suspeita de abuso de poder, sem que a investigação desse caso avançasse.

Terzic e Cavlina, que continuam essa investigação, viajaram ontem a Haia e, apesar de contarem com permissão do tribunal, não conseguiram tomar o depoimento de Milosevic, segundo informou o fiscal.

Terzic disse que o tribunal de Haia tinha criado as condições necessárias para o interrogatório e que o vice-secretário do tribunal, Christian Roads, tentou em vão persuadir Milosevic a receber os magistrados sérvios.

Leia mais no especial sobre Slobodan Milosevic
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade