Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2002 - 11h17

Papa supera uma das semanas santas mais difíceis de pontificado

Publicidade

da France Presse, na Cidade do Vaticano

O papa João Paulo 2º, que iniciou a Semana Santa com fortes dores no joelho, motivo pelo qual decidiu não realizar diversos rituais, apareceu hoje de Páscoa em frente à Basílica de São Pedro em melhor forma física, mas mesmo assim deve ser operado.

O papa, que em maio completa 82 anos, inaugurou na quinta-feira (28) os rituais da Semana Santa aparentando muito cansaço e sentindo dores. Ele não realizou o lava-pés dos 12 apóstolos e não fez a via sacra da Sexta-feira da Paixão celebrada por tradição no Coliseu de Roma.

Os sofrimentos tanto físicos como espirituais de João Paulo 2º foram acompanhados pelos milhares de fiéis que assistiram as cerimônias, aplaudindo-o e rezando por sua saúde.

O estado de saúde do papa marcou todos os seus deslocamentos durante os dias em que se recorda a morte e ressurreição de Cristo, e pela primeira vez o pontífice caminhou lentamente com um andador em público.

Ele, que teve sua saúde piorada após o atentado que sofreu em 13 de maio de 1981, sofre do mal de Parkinson desde princípios dos anos 90 e já caiu várias vezes, deslocou um braço e quebrou o fêmur, quando foi necessária uma delicada cirurgia para colocar uma prótese.

Os tratamentos médicos para controlar a tremedeira de sua mão esquerda parecem não estar mais surtindo efeito e tudo indica que seu joelho não suporta mais seu peso. Por isso, muitos observadores opinam que ele deveria usar uma cadeira de rodas.

Para o ortopedista do papa, Alfredo Carfagni, sua equipe está em "alerta vermelho", ou seja, pronta para operá-lo do joelho.

Desde o atentado em maio de 1981, o Papa operou duas vezes o abdômem com dois meses de intervalo, em 1992 e 1996 de um tumor no intestino, em 1993 do ombro e em 1994 no fêmur direito.

Leia mais no especial João Paulo 2º
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade