Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2002 - 15h12

Governo iugoslavo decide cooperar com tribunal de Haia

Publicidade

da France Presse, em Belgrado

O governo iugoslavo decidiu "por unanimidade cooperar plenamente" com o Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, declarou hoje em Belgrado o ministro iugoslavo das Relações Exteriores, Goran Svilanovic.

"O governo federal decidiu por unanimidade, durante uma reunião extraordinária, cooperar plenamente com o TPI e pediu a todos os órgãos do Estado que cooperem plenamente", declarou Svilanovic.

A Iugoslávia é "membro da ONU, o que obriga a cooperar", explicou.

"Depois desta decisão todos os órgãos do Estado estão obrigados a cooperar plenamente com o TPI, ou seja, a permitir o acesso aos arquivos, de modo que não cause vergonha à dignidade nacional, e a deter e levar a Haia os acusados de crimes de guerra", acrescentou o ministro.

Atualmente, o TPI julga o ex-presidente iugoslavo Slobodan Milosevic. Ele é acusado de crimes contra a humanidade e crimes de guerra nos conflitos de Croácia (1991-95), Bósnia (1992-95) e Kosovo (1998-99).

Milosevic, que presidiu a Sérvia e depois a Iugoslávia de 1989 a 2000, deverá responder também pelo genocídio de pelo menos 200 mil pessoas na guerra da Bósnia - a acusação mais grave dentro do TPI.

Leia mais no especial sobre Slobodan Milosevic
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade