Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2008 - 15h52

"Ali Químico" é hospitalizado depois de fazer greve de fome

Publicidade

da France Presse, em Aman

Ali Hassan al Majid, conhecido como "Ali Químico", braço direito de Saddam Hussein durante sua ditadura, foi hospitalizado em conseqüência de uma greve de fome, informou neste domingo seu advogado.

Al Majid "foi levado ao hospital depois que seu estado de saúde piorou por causa da greve de fome", disse à agência France Presse o advogado Badie Aref Ezzat, que também defende o vice-primeiro-ministro de Saddam, Tarek Aziz.

"Ele está com a saúde péssima", afirmou o advogado.

"Ali Químico" começou a greve de fome para "protestar por suas condições de encarceramento". O braço direito de Saddam deve seu apelido à "predileção" que tinha pelo uso de armas químicas. Ele foi condenado à morte em junho de 2007 pelo genocídio da população iraquiana de origem curda nos anos 80.

No final de fevereiro, o presidente Jalal Talabani e os dois vice-presidentes do país, reunidos no Conselho Presidencial, aprovaram a condenação à pena capital de Al Majid. Ele continua detido pelo exército americano, que se recusa a entregá-lo às autoridades iraquianas alegando questões legais não resolvidas.

Primo de Saddam Hussein, Ali Hassan al Majid, de 66 anos, era um dos mais próximos colaboradores do ditador, que foi executado em dezembro de 2006.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página