Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2008 - 11h30

Líderes da América do Sul cumprimentam Fernando Lugo

Publicidade

da Efe, em Assunção
da Folha Online

Os presidentes da Argentina, Bolívia, Chile, Venezuela e Uruguai entraram em contato na noite deste domingo com o ex-bispo paraguaio Fernando Lugo, 56, para cumprimentá-lo por sua vitória nas eleições presidenciais, afirmou nesta segunda-feira o presidente eleito.

Lugo acabou com 61 anos de hegemonia no poder do Partido Colorado, ao obter 40,82% dos votos, frente aos 30,72% da governista Blanca Ovelar e dos 21,98% do general reformado Lino Oviedo.

Em declarações à televisão nacional, Lugo disse que recebeu as felicitações dos presidentes da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner; da Bolívia, Evo Morales; do Chile, Michelle Bachelet; da Venezuela, Hugo Chávez; e do Uruguai, Tabaré Vázquez. Ele também afirmou que Cristina telefonou para ele do Equador, onde faz visita oficial.

Transição

O presidente Nicanor Duarte prometeu colaborar com o ex-bispo Fernando Lugo para que a transmissão do poder seja "pacífica, de entendimento e com espírito de construção".

"Como presidente da República, a partir deste momento vou colaborar para que a transmissão do poder se realize em uma base pacífica, de entendimento e com espírito de construção", disse o presidente após o Tribunal Eleitoral anunciar a vitória de Lugo.

"Hoje tivemos um revés eleitoral, mas quero ressaltar que pela primeira vez na história política do Paraguai se produzirá uma transmissão de um partido para outro sem derramamento de sangue, sem golpe de Estado, sem violência", acrescentou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página