Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/04/2002 - 18h15

Distúrbios no Kosovo deixam 16 soldados da ONU feridos

Publicidade

da Efe, em Pristina

Diversas pessoas, entre elas 16 policiais das forças de paz da ONU, ficaram feridas nos distúrbios ocorridos hoje na cidade de Kosovska Mitrovica, no Kosovo, durante uma manifestação em protesto pela detenção de um sérvio.

O porta-voz da UNMIK (Missão da ONU no Kosovo) , Andrea Angeli, disse que um protesto reuniu milhares de sérvios perto da ponte sobre o rio Ibar, que divide a cidade entre os setores Norte, de maioria sérvia, e Sul, povoado por maioria de etnia albanesa.

Os manifestantes apedrejaram policiais, dispararam armas de fogo e lançaram duas granadas de mão, segundo Angeli, acrescentando que um dos agentes ficou gravemente ferido.

Os policiais foram feridos com pedras e estilhaços de granadas, declarou o porta-voz, explicando que a presença da polícia da UNMIK foi reforçada na região e o acesso à ponte sobre o Ibar foi interrompido.

Segundo representantes locais, pelo menos dez sérvios ficaram feridos nesses incidentes. Dois deles, atingidos por tiros, estão em estado grave, enquanto o restante sofreu com os impactos de balas de borracha e gás lacrimogêneo.

A imprensa local informa que a desordem se produziu quando os sérvios se opuseram à tentativa dos agentes de instalar um posto de controle de tráfego na ponte do Ibar.

Os manifestantes pedem a libertação do sérvio detido, que, segundo alegam, teria sido torturado pelos agentes.

Os líderes locais sérvios se reuniram com representantes das forças multinacionais em Kosovo para encontrar uma forma de acalmar a situação.

Leia mais no especial Bálcãs
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade