Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2002 - 12h17

Representantes da aristocracia européia vão a funeral da rainha-mãe

Publicidade

da France Presse, em Londres

A nata da aristocracia européia assistiu aos funerais da rainha-mãe da Inglaterra hoje em Londres, junto aos Windsor e a numerosos representantes de governos estrangeiros.

A família real britânica, da qual 35 membros estiveram presentes na cerimônia, tem laços históricos ou de parentesco com quase todas as dinastias reinantes na Europa. A maioria de seus parentes, mais ou menos distantes, figurava entre os 2.100 convidados ao funeral, realizado na abadia de Westminster.

Em meio aos convidados rigorosamente selecionados, estava presente Camilla Parker-Bowles, companheira do príncipe Charles.

A presença de Camilla, como "amiga" da rainha-mãe, consagra a progressiva oficialização de sua controvertida relação com o príncipe de Gales, herdeiro do trono, na opinião dos analistas.

Entre os monarcas convidados, estavam o rei Juan Carlos e a rainha Sofia da Espanha, o rei Carlos Gustavo e a rainha Sílvia da Suécia, o rei Harald e a rainha Sonia da Noruega, o rei Albert 2º da Bélgica e a rainha Beatriz da Holanda.

O príncipe Albert de Mônaco, o príncipe Ernst de Hanover e o grão-duque Enrique de Luxemburgo também estavam entre os convidados, assim como os ex-reis Miguel da Romênia e Constantino da Grécia.

Simeão da Sxônia-Coburgo-Gotha assistiu em sua dupla condição de primeiro-ministro da Bulgária e de ex-monarca do país. As famílias reais da Inglaterra e da Bulgária fazem parte da mesma dinastia dos Coburgo.

Em relação aos representantes de governos, além do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, estiveram presentes Laura Bush, primeira-dama dos Estados Unidos, e os chefes de governo da Austrália, John Howard, do Canadá, Jean Chrétien, e da Nova Zelândia, Helen Clark.

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e seu colega da Otan, George Robertson, também foram convidados.

A França foi representada pela primeira-dama Bernadette Chirac e pelo presidente do Senado, Christian Poncelet.

Leia mais no especial Família Real
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade