Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2002 - 10h32

Explosão perto de sinagoga na Tunísia mata quatro turistas alemães

Publicidade

da Folha Online

Quatro turistas alemães morreram na explosão de um caminhão-tanque que transportava gás perto da antiga sinagoga de Ghriba, na ilha de Yerba, sul da Tunísia, declarou Peres-Trabelsi, presidente da comunidade judia de Yerba.

A explosão ocorreu hoje de manhã perto da sinagora de Ghriba, a mais velha da África, foi causada "acidentalmente" por um caminhão-tanque e causou cinco mortos e 20 feridos, segundo uma fonte oficial.

Os judeus da Tunísia são calculados em 3.000, entre eles mil em Yerba, que constitui uma das mais velhas colônias judaicas do mundo.

Uma fonte do governo da Tunísia disse que a explosão foi causada por um acidente, mas testemunhas suspeitam que o incidente possa ser
um atentado ao símbolo da comunidade judaica no norte da África em protesto à ofensiva israelense na Cisjordânia.

A tensão na região do Oriente Médio desencadeou ataques a sinagogas na Europa, principalmente na França. O caso mais grave ocorreu no dia 31 e março, em Marselha [sul da França], quando uma sinagoga foi incendiada.

Ônibus escolar
Em outro incidente ocorrido ontem, um ônibus escolar, que transportava crianças para uma escolha judaica, foi apedrejado em Paris. O prefeito parisiense, Bertrand Delanoe, disse que o governo estava "profundamente chocado" com o ataque.

Nem o governo nem a polícia de Paris deram até o momento detalhes sobre o ataque ao ônibus escolar. Segundo informações de uma rádio francesa, uma estudantes que estava dentro do ônibus teria ficado levemente ferida.

Com agências internacionais

Leia mais:
  •  Explosão próxima a sinagoga na Tunísia deixa cinco mortos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página