Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2008 - 08h05

Terremoto de 7,8 graus deixa ao menos cinco mortos na China

Publicidade

da Folha Online

Ao menos cinco pessoas, entre elas quatro crianças, morreram nesta segunda-feira no sudoeste da China após um terremoto de 7,8 graus na escala Richter ter atingido o país, informou a agência de notícias estatal Xinhua. Outras cem pessoas teriam ficado feridas.

De acordo com a agência, as crianças morreram no desabamento de duas escolas primárias em Chongqing, no distrito de Liangping. A quinta vítima morreu no distrito de Santai, na Província de Sichuan, devido à queda de uma caixa d'água, acrescentou a agência estatal.

A rede de televisão estatal mostrou imagens de moradores da capital de Sichuan lotando as ruas aparentemente ilesos, exceto uma mulher que estava com a cabeça ferida.

Um oficial da central sismológica disse que as linhas telefônicas em Wenchuan, o epicentro do terremoto, ficaram completamente paradas e há informações sobre danos a prédios em regiões vizinhas, o que significa que pode haver feridos naquela área.

Exército

O presidente chinês, Hu Jintao, ordenou ao Exército o envio de ajuda urgente às vítimas. "O presidente Hu Jintao ordenou grandes esforços para resgatar as vítimas do tremor de terra", informou a agência. O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, visitou a área do epicentro do tremor, no distrito de Wenchuan.

"O Exército foi mobilizado para auxiliar o governo local do distrito de Wenchuan a avaliar a situação e ajudar nas tarefas de resgate", explicou Tian Yixiang, do Exército Popular de Libertação e membro do departamento de situações de emergência.

O epicentro do tremor, registrado às 14h30 locais (3h30 de Brasília), foi localizado a 93 km de Chengdu, capital da Província Sichuan e onde vivem mais de 10 milhões de pessoas, segundo o Instituto Nacional de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).

O forte terremoto provocou o desabamento de edifícios na Província vizinha de Yunan. O aeroporto internacional de Chengdu foi fechado provisoriamente.

Com agências internacionais

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página