Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2002 - 18h31

Terrorista responsabiliza Bin Laden por atentados em 1998 e 2000

Publicidade

da France Presse, em Doha

Um dos terroristas que praticaram os atentados de 11 de setembro de 2001, Ahmed Al-Haznawi Al-Ghamdi, afirmou em depoimento póstumo que o chefe da rede Al Qaeda, Osama Bin Laden, era o responsável pelos atentados a alvos norte-americanos na África, em 1998, e no Iêmen, em 2000, em um novo vídeo divulgado hoje pela rede de TV Al Jazeera.

"Nossos líderes, entre eles Osama Bin Laden, estabeleceram que a nação (islâmica) só terá paz pelas operações mártires contra os interesses do inimigo", declarou Ahmed Al-Ghamdi no documento apresentado pela televisão como "seu testamento" feito seis meses antes dos atentados de 11 setembro.

Esta recomendação "se faz sentir e se concretiza nos atentados contra as embaixadas norte-americanas de Nairóbi e Dar-es-Salam (1998) e contra o porta-aviões USS Cole em Aden (2000)", no sul do Iêmen.

Os atentados contra as embaixadas no Quênia e na Tanzânia resultaram na morte de 224 pessoas. Já o ataque contra o porta-aviões matou 17 norte-americanos. Os EUA acusaram Bin Laden pelos dois atentados, mas o saudita negou a autoria.

Leia mais sobre a guerra contra o terrorismo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página