Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2002 - 23h01

Papa pede a bispos que defendam o celibato

Publicidade

da EFE, em Roma

O Papa João Paulo 2 pediu hoje aos bispos que estejam "atentos" para defender o celibato dos sacerdotes e que averigúem com rapidez qualquer acusação neste sentido.

Em um encontro com os bispos nigerianos, que realizam a tradicional visita qüinqüenal ad limina ao Vaticano, o Pontífice insistiu no valor do celibato e na obrigação da Igreja de defendê-lo.

"É preciso evitar atentamente qualquer comportamento que possa provocar escândalo e vós (os bispos) deveis investigar de forma diligente as acusações de tais comportamentos, dando passos firmes para freá-los quando a acusação for fundada".

João Paulo 2 acrescentou que "a vida de castidade, pobreza e obediência conscientemente abraçada e fielmente vivida desafia a visão da vida comumente aceita".

A advertência do papa sobre o celibato acontece às vésperas da reunião de urgência convocada no Vaticano para a próxima semana com os prelados americanos, pelos casos de pederastia envolvendo alguns sacerdotes, que abalaram a Igreja católica americana.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página