Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2008 - 02h52

Ban Ki-moon chega a Mianmar para tentar aumentar ajuda internacional

Publicidade

da Efe, em Yangun

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, chegou nesta quinta-feira a Mianmar (antiga Birmânia) para tentar convencer a Junta Militar que governa o país a aceitar mais ajuda humanitária para as cerca de 2,5 milhões de vítimas do tufão Nargis.

Ban, que antes de partir para Yangun disse que o país asiático se encontra em um "momento crítico", deve visitar algumas das áreas devastadas pelo ciclone, e se reunir com o chefe da Junta Militar, o general Than Shwe, em sua fortaleza de Napydaw, nova capital do país.

O governo birmanês, que sempre suspeitou das intenções das Nações Unidas e das maiores potências ocidentais, rejeitou a ajuda em massa oferecida pela comunidade internacional para os sobreviventes, que enfrentam a falta de alimentos e de água, e estão ameaçados por epidemias.

Segundo a ONU, a assistência chegou a apenas 25% dos desabrigados pela tragédia, que ocorreu em uma região de difícil acesso.

O ciclone Nargis, que atravessou o sul de Mianmar entre 2 e 3 de maio, deixou até o momento 77.738 mortos e 55.917 desaparecidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página