Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/04/2002 - 16h09

Cardeal de Boston envolvido em escândalos terá cargo em Roma

Publicidade

da France Presse, em Boston

O cardeal-arcebispo de Boston, Bernard Law, que está no centro dos escândalos de pedofilia que abalam a Igreja Católica norte-americana, será promovido em junho a um cargo no Vaticano, informou hoje o jornal "Boston Herald", citando autoridades da Igreja.

"Haverá uma promoção no mais tardar em junho", afirmou uma fonte citada pelo jornal.

As autoridades do Vaticano "tentam encontrar um cargo para ele. Não querem vê-lo no pelourinho", disse outra fonte ao jornal, explicando que o papa João Paulo 2º, que convocou esta semana os cardeais norte-americanos em Roma, "quer isso realmente".

A porta-voz do cardeal Law, Donna Morrissey, negou-se a comentar as informações do "Boston Herald". "Não tenho nada a acrescentar", assegurando que o arcebispo não daria nenhuma informação.

O cardeal é acusado de ter escondido os escândalos sexuais e de se contentar em mudar de paróquia em paróquia os sacerdotes implicados, como o ex-padre John Geoghan, condenado em fevereiro a dez anos de prisão por agressão sexual.

A designação de Law para o Vaticano teria a vantagem de lhe evitar a humilhação de uma renúncia, aliviando também a pressão sobre os bispos norte-americanos, que devem definir uma linha de conduta nacional sobre a pedofilia em uma reunião prevista para junho em Dalas, segundo o jornal.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página