Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/05/2002 - 12h45

Arcebispo de Boston depõe sobre escândalo de pedofilia

Publicidade

da France Presse, em Boston

O arcebispo de Boston, cardeal Bernard Law, depôs hoje, em um tribunal da capital do Estado de Massachusetts, sobre o caso do ex-padre John Geoghan, destituído devido às acusações de ter abusado sexualmente de dezenas de jovens.

Durante o depoimento, em um tribunal do condado de Sussex e ao qual a imprensa não pôde assistir, Law seria interrogado sobre o modo como agiu diante do caso. O cardeal foi muito criticado por ter transferido o então padre de paróquia em paróquia enquanto as acusações de pedofilia se multiplicavam, permitindo a Geoghan continuar em contato com crianças em vez de denunciá-lo às autoridades.

O depoimento de um alto membro do clero católico é um acontecimento raro. Em 1996, o cardeal de Los Angeles, Roger Mahony, foi chamado a depor em um caso de abuso sexual.

Geoghan, 66, cujo julgamento originou o escândalo sobre os casos de abuso sexual que atinge a Igreja Católica norte-americana, foi condenado em fevereiro a dez anos de prisão por conduta imprópria diante de um menino de dez anos. Ele é acusado de ter cometido mais de 130 agressões sexuais contra crianças.

Leia mais:
  •  Acusado de pedofilia, sacerdote católico se declara inocente

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página