Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2008 - 12h31

Explosão em mina de carvão deixa 34 soterrados na China

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

Uma explosão de gás em uma mina de carvão na Província de Shanxi, na China, deixou 34 mineradores soterrados nesta sexta-feira. As equipes de resgate já retiraram nove trabalhadores do local, segundo a agência oficial Xinhua.

A explosão ocorreu às cerca de 11h (0h em brasília) em uma mina da Anxin Coal Mining Co. Ltd. Oficiais da cidade citados pela Xinhua afirmaram que 58 mineiros trabalhavam debaixo da terra quando ocorreu a explosão, 15 dos quais foram resgatados logo após o acidente.

Os nove mineiros resgatados foram retirados da mina entre às 17h50 (6h50 em Brasília) e 18h10 (7h10 em Brasília). A maioria dos mineradores soterrados são da Província de Sichuan, no sudoeste da China, da municipalidade de Chingqing e da Província central de Hubei.

A mina passou por uma inspeção de segurança no início deste ano e suas licenças e certificados ainda estavam válidos, segundo a Xinhua.

A indústria de extração de carvão chinesa é a que mais mata no mundo. Os donos das minas impulsionam a produção para além dos limites de segurança para atender à grande demanda do país.

Um total de 3.786 mineradores chineses morreram em explosões de gás, inundações e outros acidentes em 2007, segundo a agência Reuters. Em 2006, morreram 20% de trabalhadores a mais.

Também nesta sexta-feira, um deslizamento de uma montanha em Luliang matou ao menos 12 trabalhadores em uma fábrica de tijolos, de acordo com informações da Xinhua. O número de soterrados ainda é desconhecido.

Com Reuters e Xinhua

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página