Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2002 - 17h50

Bispo pagava advogados para padres pedófilos, denuncia jornal

Publicidade

da France Presse, em Nova York

O arcebispo de Boston, Bernard Law, pagou centenas de milhões de dólares a advogados em nome de seus clientes - padres acusados de pedofilia -, denunciou hoje o jornal "Boston Herald".

Citando documentos do arcebispado, o jornal afirma que o ex-sacerdote John Geoghan, condenado em fevereiro a dez anos de prisão por crime sexual, transferia regularmente seus gastos com a defesa para Law.

Segundo o jornal, Geoghan chegou a agradecer ao arcebispo por escrito em 1997, depois do desembolso de US$ 37 mil a uma firma que cuidava de seu caso.

Além disso, foi criado um fundo especial presidido por dirigentes da diocese para assegurar a defesa de outros padres, como Paul Shanley, que acaba de ser acusado de estuprar um menino.

Segundo o advogado de várias vítimas, Jeffrey Newman, este fundo seria utilizado para pagar, desde 1990, os gastos com a justiça de cem sacerdotes.

O arcebispo de Boston está no centro de um escândalo que abala a Igreja Católica norte-americana, depois de uma avalanche de revelações sobre sacerdotes pedófilos. O papa João Paulo 2º chegou a intervir, convocando os bispos dos Estados Unidos para discutir normas de tratamento adequadas a casos de abuso sexual envolvendo padres.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página