Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2002 - 14h05

Debilitado e sob ameaça de renúncia, papa completa amanhã 82 anos

Publicidade

LIGIA BRASLAUSKAS
da Folha Online

Karol Wojtyla, eleito papa em 1978, nasceu em Wadowice (Polônia) em 18 de maio de 1920. Com a saúde bastante debilitada e sob especulações de renúncia, João Paulo 2º comemora amanhã seu 82º aniversário.

Além de um bolo com 82 velas e várias homenagens -que inclui uma missa aberta que deve reunir milhares de pessoas na Praça de São Pedro- cerca de 7.000 jovens da fundação Irmãos das Escolas Cristãs, fundada no século 17, cantarão "Parabéns a Você" para João Paulo 2º.

Reuters - 21.mai.2001
João Paulo 2º, 81, no Vaticano
No ano passado, o papa comemorou seu aniversário sem grandes festejos e manteve um dia normal de trabalho. Oficialmente, teve apenas um almoço com amigos. Em 2000, quando completou 80 anos, celebrou uma missa pública que reuniu mais de 7.000 padres, bispos e cardeais.

Seus problemas de saúde, as sequelas do atentado de 13 de maio de 1981 na Praça de São Pedro e o mal de Parkinson [doença neurológica que provoca paralisia e tremores] obrigam a levar uma vida menos agitada, embora ele continue lúcido. Apesar das especulações sobre sua possível renúncia, João Paulo 2º disse ontem que deseja "continuar fiel ao cargo que recebeu de Deus".

Na próxima semana, o papa retoma suas viagens internacionais após oito meses de pausa, com uma visita ao Azerbaijão e à Bulgária.

Papas normalmente permanecem no cargo até a morte, mas há uma previsão que a lei da Igreja Católica possa permitir aposentadoria papal. O último papa a se retirar por própria vontade foi Celestino 5º, em 1294.

Entre os presentes que o papa tem recebido em homenagem aos seus 82 anos, um deles foi oferecido pelo presidente do Chile, Ricardo Lagos: a restauração feita com cobre chileno do teto da estação de trem do Vaticano.

A data de aniversário do papa não é feriado no Vaticano, e os cerca de 4.000 funcionários e religiosos trabalharão normalmente amanhã. Entretanto, ao meio-dia, todos rezarão juntos para pedir a Deus que conceda uma vida longa a João Paulo 2º.

Leia mais:
  •  Saiba mais sobre a saúde do papa


  • Leia mais no especial João Paulo 2º

     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade