Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2002 - 19h00

Arcebispo de Boston nega acobertar casos de abuso sexual

Publicidade

da France Presse, em Boston

O polêmico arcebispo de Boston, Bernard Law, defendeu-se das acusações de que teria acobertado casos envolvendo sacerdotes denunciados por pedofilia, sustentando em carta de três páginas sua falta de conhecimento da conduta desses clérigos.

O arcebispo Law aborda, assim, pela primeira vez desde o começo da crise que abala a Igreja Católica dos Estados Unidos, sua reação ante as denúncias sobre abusos. Em particular, ele é reprovado por ter transferido de paróquia em paróquia o padre Paul Shanley, acusado por molestar sexualmente crianças, em lugar de afastá-lo do ministério sacerdotal.

"Asseguro-lhes, perante de Deus, que não tive conhecimento dos alegados abusos sexuais que teriam sido praticados por este sacerdote até 1993", diz a carta de Law. "Assim que soube, intervim de imediato, anulando sua autorização para servir como sacerdote na Califórnia".

O padre Shanley, 71, detido na Califórnia no início do mês, é acusado de ter estuprado um menino entre 1983 e 1990 quando atuava em Newton (Massachusetts).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página