Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2002 - 16h13

Mais de 500 talebans são libertados no norte do Afeganistão

Publicidade

da France Presse, em Cabul

Mais de 500 prisioneiros talebans deixaram hoje a prisão de Shibergan, no norte do Afeganistão, informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

"Mais de 500 prisioneiros da penitenciária de Shibergan foram libertados [hoje]", declarou a porta-voz do comitê no Afeganistão, Caroline Douillez. "Há alguns dias esperávamos a liberação", acrescentou.

No entanto, mais de 1.500 talebans ainda estão detidos na cidade de Shibergan, fortaleza do vice-ministro de Defesa afegão, Abdul Rashid Dostam.

O representante da União Européia no Afeganistão, Klaus-Peter Kleiber, denuncia as condições precárias e os maus tratos sofridos pelos presidiários.

"Isto se parece com Auschwitz. As pessoas não têm nada sobre os ossos. São tratadas como animais, amontoadas", disse.

Há dois meses, centenas de presos foram liberados, entre outros, um grupo de 204 paquistaneses aliados do Taleban. Milhares de talebans foram detidos entre outubro e novembro de 2001 durante os combates na região de Cunduz (norte), quando as forças contrárias ao regime Taleban, apoiadas internacionalmente, começaram a recuperar terreno em direção a Cabul (sul).

Leia mais:
  • sobre a guerra contra o terrorismo

  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça a história do Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página