Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2002 - 17h37

Papa visitará o maior monastério ortodoxo dos Balcãs

Publicidade

da France Presse, em Sofia

O papa João Paulo 2º continuará amanhã sua viagem pastoral à Bulgária visitando o monastério de Rila, o maior retiro ortodoxo dos Balcãs, onde se encontrará com o primeiro-ministro búlgaro, o ex-rei Simeão de Saxe-Coburgo-Gotha.

O monastério, situado a cerca de 120 quilômetros de Sofia, foi um dos centros da cultura eslavo-búlgara durante a Idade Média. No local está a tumba do rei Bóris 2º, pai do atual chefe de governo búlgaro.

À tarde, o papa voltará à capital búlgara para encontrar-se com o grande mufti - uma espécie de guia muçulmano - da Bulgária, Selim Mehmed. Depois, ele vai se encontrar com representantes da comunidade católica do país, que conta apenas com 60.000 pessoas ou 0,75% da população búlgara.

Viagem oficial
João Paulo 2º chegou ontem à capital da Bulgária, Sófia, proveniente de Baku (Arzeibaijão). Ele permanecerá três dias na Bulgária.

Ele precisou de ajuda para sair de seu avião e desceu ao chão em um elevador especial, pela primeira vez nos seus 23 anos de viagem no cargo. João Paulo 2º completou 82 anos no sábado (18) e seu estado de saúde pareceu deteriorar dias antes de iniciar sua visita de cinco dias ao Azerbaijão e à Bulgária.

Hoje, o papa eximiu o governo búlgaro de qualquer responsabilidade pelo atentado à bala que sofreu em 1981. Segundo o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro, o papa teria se declarado descrente quanto à existência de uma "conexão búlgara" durante reunião que manteve com o presidente Georgi Parvanov no segundo dia de sua visita àquele país.

No dia 13 de maio de 1981, o turco Mehmet Ali Agca disparou contra João Paulo 2º, na Praça de São Pedro. O criminoso afirmou estar a serviço dos serviços secretos soviético e búlgaro.

Esta é a 96ª viagem de João Paulo 2º durante seu pontificado.

Leia mais no especial João Paulo 2º
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade