Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/05/2002 - 02h07

OEA está satisfeita com eleições colombianas

Publicidade

da France Presse, em Bogotá

A missão de observadores da OEA (Organização dos Estados Americanos) ficou satisfeita com o desenvolvimento das eleições presidenciais na Colômbia, apesar de alguns atos de violência que impediram o voto de muitos eleitores neste domingo.

"Estamos satisfeitos. Hoje [ontem] ganhou a democracia colombiana. Foi uma mensagem contra os violentos", disse o chefe da missão de observadores da OEA, Santiago Murray.

Em seu comunicado, a missão da OEA, integrada por 50 observadores, disse ter constatado "um normal desenvolvimento das eleições, desde a abertura até o encerramento e a apuração dos votos".

Por outro lado, os observadores assinalaram que muitos cidadãos não puderam votar devido "as ameaças e intimidações realizadas durante o desenvolvimento do processo".

"O voto de hoje na Colômbia evidencia a valentia de todos os candidatos, que apesar das ameaças contra suas vidas (....) levaram a cabo suas campanhas, sem ceder aos violentos que atacam a democracia e tratam de impedir o debate público".

O candidato independente Alvaro Uribe, que obteve 53% dos votos, venceu a eleição no primeiro turno.

Leia mais no especial Colômbia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade