Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/05/2002 - 05h32

Eleito quer a implementação do projeto Sivam

Publicidade

ROGERIO WASSERMANN
da Folha de S.Paulo, na Colômbia

O presidente eleito da Colômbia, Alvaro Uribe Vélez, disse ontem que pretende intensificar as relações bilaterais com o Brasil e que prevê o desenvolvimento de projetos econômicos comuns.

"Pretendemos ter as melhores relações com o Brasil", disse ele, ao ser questionado pela Folha sobre o futuro das relações entre os países. "Há dez meses visitei o presidente [Fernando Henrique] Cardoso em Brasília e falamos sobre muitas possibilidades."

Uribe disse ainda que deseja ver efetivamente implementado, no curto prazo, o projeto Sivam (Sistema Integrado de Vigilância da Amazônia). "Estamos na expectativa de que o Brasil instale seu sistema de vigilância por satélite na Amazônia, que pode ser muito útil para a Colômbia", disse. A Amazônia brasileira é considerada rota de passagem da cocaína da Colômbia à Europa e aos EUA.

FHC
FHC disse ontem, por meio de porta-voz, que as eleições na Colômbia são um exemplo da força da democracia na América Latina e que as ações militares do Brasil perto da fronteira colombiana não estão vinculadas ao processo eleitoral no país vizinho. Ele iria ligar ainda ontem para felicitar Uribe.

Leia mais no especial Colômbia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade