Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2002 - 10h28

Carmona viaja a Bogotá em avião da Força Aérea da Colômbia

Publicidade

da France Presse, em Caracas (Venezuela)

O empresário golpista venezuelano Pedro Carmona embarcou hoje de Caracas (Venezuela), a bordo de um avião da Força Aérea Colombiana, rumo ao exílio em Bogotá (Colômbia), de acordo com emissoras de rádio e TV.

A Colômbia concedeu asilo diplomático a Carmona, acusado de ter liderado o golpe de Estado em 12 de abril contra o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Carmona "saiu rumo a Bogotá em um turbo comando propriedade da Força Aérea colombiana de siglas FAC-5553", informou a emissora Unión Rádio.

O empresário golpista saiu da casa do embaixador colombiano, Germán Bula, em um carro azul escuro sem placa às 7h14 locais (8h14 em Brasília) e fortemente vigiado por seguranças.

Carmona, que liderou a oposição a Chávez antes da rebelião de militares insubordinados em abril, ficou refugiado na embaixada da Colômbia em Caracas desde quinta-feira (23), quando escapou do regime de prisão domiciliar. Ele foi preso por militares que devolveram Chávez ao poder em 14 de abril e acusado de motim, ao lado de um grupo de oficiais das Forças Armadas que também participou do golpe.

No domingo (26), o anúncio sobre a concessão de liberdade a Carmona para que ele possa buscar asilo na Colômbia causou revolta entre os partidários de Chávez, mas o presidente disse que a Venezuela tem de respeitar acordos internacionais sobre o direito ao asilo.

Leia mais no especial Venezuela
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade