Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/05/2002 - 11h47

Uribe planeja viajar aos EUA para encontrar Bush e Annan

Publicidade

da France Presse, em Bogotá (Colômbia)

O presidente eleito da Colômbia, Alvaro Uribe, se reunirá no próximo dia 20 de junho, em Washington, com o presidente dos Estados Unidos, George Bush, e posteriormente com o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, em Nova York, disse hoje a emissora de rádio RCN.

Nos encontros, Uribe analisará temas prioritários da agenda bilateral, como a luta contra o narcotráfico, o comércio e a intenção do presidente eleito de buscar uma mediação internacional para uma negociação de paz com as guerrilhas de esquerda.

Reuters - 22.mai.2002
Alvaro Uribe, presidente eleito da Colômbia
Ontem, Bush felicitou Uribe, a quem prometeu o apoio "firme" de Washington no combate ao terrorismo e ao narcotráfico.

"A Colômbia é nossa amiga e aliada e os Estados Unidos estão firmes em seu compromisso de ajudar o povo colombiano a conseguir paz e prosperidade e a proteger os direitos humanos", disse o presidente dos EUA.

"Espero trabalhar com vocês para atingir nossa meta comum de liberdade", declarou Bush na carta dirigida a Uribe.

Na carta, divulgada ontem pela embaixada de Washington em Bogotá, Bush destaca que os colombianos "novamente demonstraram grande coragem e compromisso com a democracia representativa, ao insistir no processo eleitoral de domingo, apesar da ameaça dos inimigos da liberdade".

"A orgulhosa tradição democrática da Colômbia está sob a ameaça de duas forças do mal, o terrorismo e as drogas", assinalou o presidente americano.

Na segunda-feira (27), em sua primeira coletiva como presidente eleito, Uribe pediu a ampliação da contribuição americana entregue por meio do Plano Colômbia de combate às drogas.

Leia mais no especial Colômbia


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade