Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2002 - 23h44

Chávez oferece ajuda a Uribe para diálogo de paz

Publicidade

da France Presse, em Bogotá

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ofereceu hoje ao presidente eleito da Colômbia, Alvaro Uribe, ajuda para a busca de um diálogo de paz entre o futuro governo colombiano e os grupos armados ilegais.

Na segunda-feira passada, Uribe, que venceu as eleições de domingo, pediu uma mediação internacional liderada pelas ONU (Organização das Nações Unidas) para buscar o diálogo tanto com as guerrilhas de esquerda como com os paramilitares de extrema-direita, que até agora tinham sido excluídos de qualquer diálogo de paz na Colômbia.

Nos últimos três anos, o governo colombiano de Andrés Pastrana teve diversos atritos com Chávez por causa da suposta intromissão deste nos assuntos internos da Colômbia, principalmente nas questões relacionadas com a guerrilha.

Chávez, que também foi questionado pelos Estados Unidos, negou várias vezes que tivesse feito acordos ilegais com os rebeldes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, marxista) e o ELN (Exército de Libertação n Nacional, guevarista).

Pastrana deu por terminado um processo de paz com a guerrilha das Farc em 20 de fevereiro passado, depois de acusá-las de terroristas e não ter vontade política para negociar.

Leia mais no especial Colômbia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade