Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2002 - 09h41

Presidente iraniano acusa EUA de pressionarem países da Opep

Publicidade

da France Presse, em Teerã

O presidente iraniano, Mohammad Khatami, acusou hoje os Estados Unidos de exercerem "pressões injustas" sobre "países independentes como Irã e Venezuela".

Reuters - 8.ago.2001
Mohamad Khatami, presidente do Irã
"As bases fundamentais do desenvolvimento econômico e social existem nos países do sul, mas os Estados Unidos exercem pressões injustas, tanto políticas como econômicas sobre países independentes como Irã e Venezuela", declarou Khatami depois de se reunir com o secretário-geral da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), o venezuelano Alí Rodríguez.

Khatami classificou a tentativa de golpe contra o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em abril como um "golpe de Estado contra a Opep". Segundo ele, o ato foi conduzido por Washington, mas "os governos baseados na vontade popular não fracassarão nunca".

O presidente iraniano acrescentou "o papel essencial e positivo da Venezuela no seio" da organização. "É necessário continuar as conversas entre os países produtores [de petróleo] para encontrar um equilíbrio que atenda nossos interesses", acrescentou.

Rodriguéz, que abandonará seu cargo no final de junho, viajou a Teerã para conversar com os dirigentes iranianos sobre os preparativos da reunião ministerial da Opep, que está prevista para o dia 26 de junho em Viena, onde fica a sede da entidade.

Sobre sua sucessão, Rodriguéz declarou que está "seguro de que em Viena" haverá um "consenso".

Ele não quis confirmar ou desmentir que a Venezuela tenha um candidato. Rodríguez aceitou no último 20 de abril assumir a Presidência de Petróleos da Venezuela (PDVSA), o monopólio petroleiro venezuelano. O argelino Chakib Jalil é apresentado como favorito, mas o Iraque e o Irã podem apresentar um candidato.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página