Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/06/2002 - 13h52

Papa pode anunciar renúncia em agosto na Cracóvia, diz revista

Publicidade

da France Presse, em Praga (República Tcheca)

O papa João Paulo 2º, 82, pode anunciar sua renúncia em agosto, durante uma viagem à Cracóvia (Polônia), sua cidade natal, afirma hoje o semanário tcheco "Tyden", citando fontes religiosas polonesas.

Essa possibilidade é considerada como "uma certeza próxima de 100%" pelos "religiosos poloneses que mantêm estreitos vínculos com o papa", segundo o "Tyden".

Reuters - 21.mai.2001
João Paulo 2º, 82, no Vaticano
A renúncia de João Paulo 2º seria "acolhida favoravelmente pelos meios liberais e conservadores" no seio da Igreja Católica, segundo o semanário tcheco.

Dois importantes cardeais, o alemão Josef Ratzinger e o hondurenho Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, colocaram diretamente nos meados de maio a hipótese de que o papa, que sofre do mal de Parkinson e de artrose em um joelho, renuncie.

O papa também sofre das sequelas do atentado que sofreu em 1981 em Roma, em razão do qual teve de ser submetido a quatro intervenções cirúrgicas.

Segundo fontes eclesiásticas polonesas, se João Paulo 2º deixar seu posto por vontade própria, pode se retirar em um mosteiro na Polônia.

Leia mais no especial João Paulo 2º
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade