Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2002 - 10h38

Putin se reúne separadamente com Musharraf e Vajpayee

Publicidade

da France Presse, em Almaty (Cazaquistão)

O presidente russo, Vladimir Putin, se reuniu hoje, separadamente, com o governante paquistanês, Pervez Musharraf, e com o primeiro-ministro da Índia, Atal Behari Vajpayee, dando início a seus esforços para pôr fim à crise entre Islamabad e Nova Déli, provocada pela Caxemira. As reuniões aconteceram durante a cúpula da Ásia que acontece em Almaty, no Cazaquistão.

No começo de seu encontro com Musharraf, Putin propôs estudarem juntos "não somente uma maneira de apaziguar a situação, mas também de evitar confrontos no futuro", informou a agência "Interfax".

Reuters - 1.nov.2001
Vladimir Putin, presidente da Rússia
"Os outros governantes, durante as cúpulas Rússia-União Européia e Rússia-Otan, expresaram sua preocupação e me pediram que lhe transmitisse isso", declarou Putin. Entretanto, acrescentou, as últimas declarações de Musharraf em Almaty mostram certo otimismo.

"Temos que analisar o que podemos fazer, não somente para apaziguar o conflito, mas também para evitar o conflito, mas para evitar os confrontos no futuro", declarou Putin.

Ao agradecer as palavras do presidente russo, Musharraf referiu-se à impressão dos paquistaneses com a ousadia de Putin em fazer reformas na Rússia. Pouco depois, o presidente russo se reuniu com o primeiro-ministro indiano, Atal Behari Vajpayee, a quem disse que o presidente Musharraf lhe comunicou "uma série de elementos positivos sérios", informou a agência "Interfax".

Putin repetiu ao governante indiano que a comunidade internacional se preocupa muito com a evolução das relações entre Índia e Paquistão. "Compreendemos perfeitamente as raízes do problema, o terrorismo e tudo que o acompanha", declarou Putin.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página