Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2002 - 16h02

Ataque a abadia nos EUA deixa três mortos

Publicidade

da Folha Online

Um homem abriu fogo hoje em uma abadia beneditina no nordeste do Missouri (Meio-Norte dos EUA), matando dois monges antes de se matar, disse a polícia.

Outros dois monges foram feridos durante o ataque, que aconteceu por volta das 10h (horário de Brasília). Ambos estão em estado grave em hospitais nas cidades próximas de Maryville e St. Joseph.

A polícia realizou uma investigação no prédio da abadia e encontrou monges que haviam se trancado em quartos quando o tiroteio começou.

O motivo do ataque ainda é desconhecido, mas o atirador foi identificado como um homem de 71 anos, morador da cidade de Kearney (Missouri), cujo nome não foi divulgado.

O corpo do atirador foi encontrado em uma capela da basílica da Imaculada Conceição, junto com um fuzil AK-70 e um rifle, segundo policiais.

Pedofilia
A porta-voz da diocese de Kansas City-Saint Joseph, Rebecca Summers, disse que, a princípio, não era possível saber se o crime estava relacionado à atual onda de escândalos sexuais envolvendo padres americanos acusados de abusar de crianças e adolescentes.

"Nós não temos idéia de quem seja esse homem", disse Rebecca, referindo-se ao assassino. "Parece não haver explicações por que isso aconteceu."

A Igreja Católica nos EUA está envolvida em um escândalo sem precedentes desde que diversos casos de abuso sexual vieram à tona e que altos membros do clero foram acusados no início do ano de transferir padres pedófilos de paróquia em vez de entregá-los a autoridades civis.

A diocese de Kansas City-Saint Joseph anunciou, em março passado, que pagou US$ 25 mil em 1996 para pôr fim ao processo contra um padre por suposto abuso sexual. O caso ocorreu no início dos anos 80, afirmou Patrick Rush, vigário-geral da diocese. Quando as acusações foram feitas, em 1995, o padre já havia morrido. Rush não quis identificá-lo.

Investigação
O xerife do condado de Nodaway, Ben Espey, disse que o carro usado pelo atirador para chegar à abadia foi encontrado, com um pacote no banco da frente.

Um esquadrão antibombas foi chamado para examinar o embrulho, e investigadores foram enviados para vasculhar a casa do atirador, em Kearney, a 112 km do local do incidente. Segundo policiais, não havia bilhete ou carta no corpo ou no carro do atirador.

Os dois monges mortos foram encontrados em um corredor do monteiro, disse a polícia. Os dois religiosos feridos foram encontrados em outro cômodo.

Os nomes dos monges mortos -um de 64 anos e outro de aproximadamente 80- não foram divulgados. De acordo com Gregory Polan, chefe do mosteiro, os dois estariam na abadia havia mais de 30 anos.

"Estamos chocados e profundamente tristes", disse Polan. "Eram dois monges que viviam aqui em espírito de generosidade e graça."

Instalada em uma área rural a 130 km ao norte de Kansas City, a abadia de Conceição inclui um seminário de nível colegial, uma área residencial, instalações para retiro, a basílica e uma editora que produz cartões e presentes religiosos.

O seminário tem 34 professores e 97 alunos, que não estavam no local durante o incidente pois entraram em férias em meados de maio.

A ordem beneditina tem sua origem no século 6, na Itália. Imaculada Conceição ganhou título de abadia em 1881.

Os monges obedecem uma disciplina rígida que cobre todos os aspectos da vida monástica: do vestuário à alimentação, do sono ao trabalho. Eles rezam pelo menos cinco vezes por dia e levam uma vida de silêncio, obediência e meditação.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página